Muitos de nós somos excelentes em iniciativa, começamos várias coisas, prometemos à nós mesmos ou até mesmo para pessoas próximas e queridas infinidades de ações, fazemos promessas, prevemos até os resultados, nos empolgamos, comprando aparatos para a atividade proposta, compramos livros, cursos, treinamentos para mudar vidas, iniciamos com toda a energia e disposição, vivemos o “milagre da manhã”, ajustamos o relógio para às 5am, estamos “todinho” preparado para uma nova fase em nossa vida, com a certeza, que AGORA VAI…
Porém, passaram poucos dias, e notamos o seguinte cenário:
Livros largados, cursos digitais com apenas 5% da jornada acessada, bicicletas ergométricas no quarto, que era a solução para aquele momento de toda a insatisfação com o corpo, seria a mudança para um momento mais saudável de vida… E como ficou essa “bike”?
Em pouco tempo acabou virando cabide de roupas, nos mostrando duas grande falhas e outras duas grandes ilusões, a ilusão que é fácil e rápido mudar, e as principais falhas falta de comprometimento e preguiça, mantendo seu estado “normal” inalterado.
Essa situações são extremamente comuns e presenciamos isso diariamente, todo esse cenário conhecido e praticado com constância é na verdade é uma droga poderosa e viciante, um verdadeiro veneno para a vida, para os resultados, entrar nesse ciclo, impacta sim fortemente os resultados, os relacionamentos profissionais, pessoais e o principal relacionamento da vida, de você com você mesmo.
ATENÇÃO, quando chegamos nesse momento, é onde mora todo o perigo, da sua autodestruição, lenta, gradual e silenciosa, essa iniciativa toda unida a falta da “acabativa” é o ácido sulfúrico que corrói, não somente teu corpo, mas mina sua mente e rouba a tua alma, assim como iniciar algo e não acabar, essa equação serve perfeitamente também para a PROCASTINAÇÃO, ou melhor é tudo uma quase coisa só.
A falta da “acabativa” e a procrastinação estão íntimamente ligadas, nem sei te dizer claramente se são coisas diferentes, pois iniciar algo e não acabar, é sim, um ato de ficar adiando algo.
Sei que você sabe, o que é a procrastinação, mas vale reforçar esse conceito, o entendimento e os efeitos dela em nossas vida, e por fim montar um plano de ação para transformar essa triste realidade em novos resultados positivos.
Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos.
Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos.
A palavra em si vem do latim procrastinatus: pro- (à frente) e crastinus (de amanhã). A primeira aparição conhecida do termo foi no livro Chronicle (The union of the two noble and illustre famelies of Lancestre and Yorke) de Edward Hall, publicado primeiramente antes de 1548. Logo, um procrastinador é um indivíduo que evita tarefas ou uma tarefa em particular. (Fonte: Wikipedia).
Entendeu agora, o quanto esse processo é prejudicial para você? Entretanto, esse fenômeno é necessário não só entender, é preciso tratar, pois é pior que muitas doenças, podendo levar ao desenvolvimento de inúmeras doenças, como você mesmo leu acima.
E mais, destrói como eu disse relacionamentos profissionais e pessoais, pois você sempre deixará para amanhã o que é necessário fazer hoje, desde uma conversa séria, a inúmeras outras situações, que irão se deteriorar, infeccionarão e aí… para resolver vai doer muito mais que iria doer se fosse tratado antes.
Voltando ao fato de iniciar alguma proposta, algum curso, treinamento, arte marcial, dieta, exercícios, leitura de um livro… e NÃO CONCLUIR, você está treinando seu corpo e seu cérebro nesse comportamento nocivo, mas é nocivo para sua consciência apenas, pois para seu corpo, seu cérebro e seu inconsciente é algo adequado, bom, poupador de energia e viciante, que delícia viver esse ciclo, somos especialistas em iniciativas, mas péssimos em “acabativas”, pois somos VICIADOS nesses atos, simmmmm VICIADOS, como você se sente ao ler isso? Te incomoda?
É né, é ruim, mas é real. É um fato, e o pior cego é aquele que não quer ver.
Pega essa chave, que deve ter mais de 4 mil anos, uma passagem bíblica que enaltece a importância do conhecimento, neste nosso caso o autoconhecimento.
Leia com carinho e reflexão:
Oséias 4:6 – “Meu povo foi destruído, por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.”
Você está padecendo, adoecendo mentalmente e fisicamente, na verdade, por falta de conhecimento, por viver no piloto automático, por aceitar como “normal” esse “padrão” de vida que esta levando, ACORDAAAAAAAA.
Busque ajuda, busque entendimento de sua fisiologia (como seu corpo funciona, aprenda a usar seu cérebro e o coração a seu favor).
Aqui vou te dar algumas pequenas dicas:
- Se organize melhor, mas comece devagar, pois seu corpo viciado, não irá facilitar, a falta de organização pode inibir quem sofre com a procrastinação de realizar suas tarefas porque, muitas vezes, a pessoa nem mesmo sabe por onde começar.
- Crie pequenas tarefas e fáceis, busque o prazer em iniciar e finalizar essa tarefa, isso libera ocitocina (neurotransmisor que ajuda no bem-estar), funciona igual joguinhos do celular e vídeo game, perceba como são viciantes, pois as primeiras fase são simples e fáceis, o que ao concluí-las nos dão a sensação de prazer e assim queremos jogar mais.
- Analise pontos positivos, destas pequenas conquistas.
- Dê recompensas a si mesmo, elogie-se, vença seu crítico interno ele que está te levando a morte lentamente.
- Exercite a autoconfiança.
- Evite o que estimula a procrastinação, vença ela com pequenos passos, mas constantes.
- DESAFIE-SE, AME-SE, ACEITE-SE deixe seus fracassos no passado, aplique o aprendizado, e evolua constantemente.
Qual será agora, sua pequena atitude, que lhe trará grandes vitórias a partir de já???
Meus PARABÉNS, você venceu, acabou de se superar, venceu, pois conseguiu ler esse artigo até aqui, e como reconhecimento à sua dedicação, eu vou te PRESENTEAR por ter chegado até aqui, ter vencido a preguiça de ler, ter vencido o hábito de começar algo e não terminar, estou disponibilizando GRATUITAMENTE o PDF do meu livro “Pequenas Atitudes Grandes Vitórias” para fortalecer ainda mais esse seu processo de transformação definitiva, de alguém que tinha muita iniciativa e agora é alguém, com muita “acabativa”.
Clica no botão abaixo, fale diretamente comigo em meu WhatsApp e solicite seu livro.
E MAIS… Quem fizer um RESUMO deste pequeno e poderoso livro, e enviar no próprio WhatsApp, num período de no máximo 30 dias da solicitação do recebimento PDF, ganhará além do livro, uma sessão grátis do meu treinamento de Reprogramação Comportamental Positiva ao vivo comigo.
E aí? Você percebeu que o final é sempre melhor que o começo, que conquistar uma faixa preta de qualquer arte marcial é melhor que “morrer” no meio do caminho.
Percebeu agora, como há ótimos bons motivos para acabar com a sua procrastinação?
Vai para cima, agora só depende de você.
Seja feliz com suas pequenas mudanças, até ter tudo que merece por sua dedicação e assim se tornar ainda mais feliz, vale muito a pena.
Beijo no coração.
Gustavo Hohendorff – Reprogramador Comportamental Positivo