Como influenciar pessoas: 11 dicas para ser especialista no assunto

Influenciar é exercer uma ação psicológica sobre alguém ou algo, e pode ser muito útil para expor suas ideias. Confira dicas para exercer na maneira certa!

Saber como influenciar pessoas é uma habilidade importante nos dias de hoje. Afinal, desenvolver esse lado ajuda a se relacionar melhor com as pessoas, principalmente no que diz respeito ao melhor entendimento do seu ponto de vista no momento de uma conversa ou discussão.

Se você avalia que não sabe fazer isso muito bem ou que tem muito a melhorar, fique tranquilo! Essa habilidade é algo que pode ser desenvolvida por qualquer indivíduo, desde que esteja disposto a aprender. Ou seja, não é um talento que aparece com a sorte, nem algo que já nascemos sabendo.

Saber influenciar pessoas é um ponto importante também para quem quer ganhar autoridade na sua área de atuação. Mas, é bom ficar claro que não se trata de manipulação ou qualquer tipo de ação que seja intencionada para tirar vantagens de alguém.

Estamos falando de utilizar a psicologia em prol da exposição das suas ideias e opiniões, de modo a ajudar em seus relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais. Para facilitar esse aprendizado, preparamos uma lista com 11 dicas sobre o assunto. Confira:

1. Acene com a cabeça enquanto fala

A primeira dica sobre como influenciar pessoas é algo simples de se fazer: acene com a cabeça quando está falando, principalmente quando for pedir por um favor. Já foi estudado que quando as pessoas realizam esse gesto, significa que estão concordando com algo que ouviram.

Além disso, foi descoberto também que quando alguém está acenando na nossa frente, é natural que tenhamos a mesma reação. Portanto, trabalhe essa técnica para ser mais convincente, acene sempre quando estiver conversando e dificilmente a pessoa à sua frente deixará de acenar também, ou seja, inconscientemente estará concordando com o que você está falando.

2. Repita o que você ouve

Para que você possa influenciar pessoas, será preciso que elas gostem de você. Por isso, é preciso colocar em prática uma técnica chamada escuta reflexiva. Na prática, estamos falando de repetir o que uma pessoa fala durante a conversa.

A técnica é bem simples, escute o que ela está falando e no momento da sua fala, repita o que ela acabou de dizer, complementando o seu raciocínio. Pode não parecer, mas é uma ótima maneira de mostrar que se importa com essa pessoa, o que ajudará no processo de ela gostar de você.

3. Não corrija as pessoas quando estiverem erradas

Quando alguém estiver errado, evite corrigir no momento em que expõe o argumento. Isso pode desencadear certa dificuldade em conseguir cativar alguém que teve o seu ego atacado.

O ideal é que você seja empático e se coloque no lugar dessa pessoa. Feito isso, tente encontrar pontos do diálogo em que possuem a mesma opinião. Comece por aí! Isso irá aumentar as chances de ela ouvir o que você tem a dizer e, assim, será mais fácil de corrigi-la ao longo da conversa.

4. Faça uma oferta irrecusável

Uma dica bastante eficiente é começar com uma oferta que é irrecusável, algo que dificilmente alguém será contra. Podemos utilizar como exemplo, o combate a fome no mundo, algo que todos são adeptos a apoiar.

A partir desse momento, será possível convencer uma pessoa a comprar uma ideia mais específica, que trabalhe na mesma linha. Se utilizarmos o exemplo anterior, ficará muito mais fácil influenciar alguém a comprar um produto que vai ajudar a combater a fome no mundo.

5. Imite o comportamento

Imitar o comportamento da outra pessoa também pode ser uma ótima maneira de influenciá-la. Estudos mostram que quando imitadas, as pessoas possuem uma tendência a serem favoráveis a quem realizou a imitação.

Essa técnica é chamada de mimetismo. Isso acontece devido ao fato de as pessoas desejarem receber uma confirmação das suas atitudes e, assim, o seu desejo é atendido.

6. Faça elogios

Saber como influenciar pessoas também diz muito sobre o quanto você sabe elogiá-las. Afinal, todos gostam de ser elogiados, uma vez que se trata algo que eleva nossa autoestima. Mas, utilize esse recurso com cuidado.

Caso o elogio não seja sincero, pode ser que a outra pessoa perceba. Então, as chances de ela não gostar de você são enormes. Então, tome cuidado para que essa estratégia não seja falha.

7. Use o nome das pessoas

Dale Carnegie, autor de Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas diz em seu livro que o nome de uma pessoa é o som mais agradável que ela pode ouvir. Escutá-lo ajuda a reforçar a sua identidade.

Por isso, sempre que possível utilize o nome da pessoa quando for falar com ela. Essa atitude irá criar um ambiente em que os outros serão muito mais receptivos e dispostos a nos ouvir.

8. Peça muito

Pedir muito também é considerado um truque certeiro para quem quer influenciar pessoas. A estratégia é simples: peça algo absurdo, algo impossível, que dificilmente a pessoa irá aceitar. Depois de um tempo, faça um novo pedido, que seja algo que você queira, e que seja mais viável.

A chance de ser atendido será muito maior, visto que a pessoa poderá ficar mal em negar algo pela segunda vez, além de ser um pedido que está mais próximo do seu alcance.

9. Peça favores a alguém

Há uma teoria idealizada por Benjamin Franklin que se aplica muito bem na arte de influenciar pessoas. Ela é representada pela seguinte frase: “Aquele que uma vez te fez uma gentileza, estará sempre mais preparado para te fazer outra”.

Na prática, Franklin quis dizer que se alguém lhe faz um favor, significa que é um sinal que essa pessoa gosta de você. Logo, a tendência é que ela faça outros favores, bem como concorde com as suas ideias e opiniões.

10. Aprenda a discordar

Você já sabe que não é legal dizer que as pessoas estão erradas, pode ser deselegante e só piorar as coisas. Se você souber discordar de alguém, é bem possível trazer a pessoa para o seu lado.

Primeiramente seja educado, mostre que não concorda mas está disposto a ouvir o outro, em seguida coloque o seu ponto de vista e mostre amigavelmente, com dados e fatos, o seu olhar sobre o assunto.

Assim, ficará difícil haver um conflito e a chance da pessoa mudar de opinião é grande.

11. Peça em etapas

Por fim, a nossa última dica é que quando for pedir algo para alguém, seja feito em etapas. Então, ao invés de solicitar uma lista de coisas, peça uma de cada vez. A tendência é que as pessoas façam outros favores, quando já estão atendendo algum que já foi pedido.

Então, procure sempre pedir com sabedoria! Dessa forma, você saberá como influenciar pessoas de forma eficiente!

E agora que tal seguir aprofundando seus conhecimentos na arte de cativar gente? Baixe agora nossa cartilha sobre como tornar a sua escrita mais humanizada.